O PAINEL DA LOJA DE APRENDIZ NO RITO DE YORK

O painel alegórico dos graus “constituem ajudas visuais que ilustram os princípios ministrados em cada grau. O quadro do primeiro grau representa através de uma simbologia muito depurada o ser humano individual e o lugar que ocupa nos quatro mundos”.

A representação do mundo físico refere-se e relaciona-se com o pavimento mosaico. A zona média dominada pelas colunas representa a câmara central da alma, a essência da psique, os céus levam à porta de acesso, em íntimo contato com o espírito. O quarto nível, a divindade em si mesmo, é representado pela glória no centro do quadro.

Os maçons operativos na construção das catedrais dividiam-na em quatro partes a saber:

  1. a nave representando o mundo físico, o corpo,
  2. o coro representando a psique e alma,
  3. a zona do altar representante do espírito,
  4. o sacrário representando a divindade.

Há quatro pontos cardeais situados nos bordos do quadro que definem a direção leste – oeste, o caminho a trilhar. Representam a dimensão da consciência. As três colunas das três grandes ordens arquitetónicas gregas em antigos traçados de nossa ordem conduzem à “regra de três”. Segundo Vitrúvio há três agentes que abarcam todos os níveis da loja/psique, sendo um agente ativo, exuberante, criativo e expansivo (coluna coríntia). Um agente passivo, reflexivo, tradicional e restrito (coluna dórica). O terceiro um agente equilibrado, consciente e coordenado, cuja obrigação é manter os outros dois num equilíbrio dinâmico (coluna jônica).

O pavimento quadrado ou piso mosaico tem sua origem na cultura sumeriana, povo da antiga mesopotâmia. Nos remete dentre outros ensinamentos à lei da dualidade. A borda ou orla dentada representa o princípio da atração universal através da união. O livro das sagradas escrituras com o esquadro e compasso formam as três grandes luzes emblemáticas da maçonaria, simbolizando a lei divina. Representa ainda o ponto dentro de um círculo, sendo que os modernos atribuíam um dos lados a Moisés e de outro ao rei Salomão. Um representa o papel de exuberância e o outro, da restrição. Já os antigos atribuíam as duas linhas paralelas associadas também a são João batista ( em meados do verão) e São João Evangelista (em meados do inverno), tendo como máxima: – “enquanto um maçom conservar-se assim circunscrito, não poderá errar”.

O altar dos juramentos, onde fica depositado o livro das sagradas escrituras, e onde são realizados os juramentos ritualísticos da ordem. É ele que corresponde ao santo dos santos do templo de Jerusalém, e é este o local íntimo e de maior conteúdo místico do templo maçônico. A pedra bruta deve representar o constante trabalho junto as nossas imperfeições, visando transformá-la em uma pedra quadrada e polida, para que somada a outras, possamos construir e edificar um verdadeiro templo para que exista a real construção interior, utilizamo-nos de poderosos instrumentos adequando-os a simbologia da régua de 24 polegadas, tais como o esquadro, o nível o prumo, o escopo e o maço. Destacamos o instrumento Lewis capaz de alavancar e levantar grandes pesos a certas alturas com pequeno esforço, mostrando-nos que devemos empregar apenas o esforço ideal sem qualquer desperdiço.

Existem quatro borlas pendentes nos cantos da loja lembrando-nos as quatro virtudes cardeais, a temperança, energia, prudência e justiça. Há a representação do universo onde reside o GADU, que tudo pode e vê, sendo onipotente, onisciente e onipresente. A lua representa a alma, assim como o sol simboliza o alimento do espírito, da vida. Representante inconteste da luz. À lua fora atribuído à figura da deusa Ísis, sendo esta, a grande iniciadora da alma nos mistérios do espírito.

A escada de Jacob faz referência bíblica onde Jacob teria visto em sonho uma escada que conduzia ao céu, àquele que fosse dotado inicialmente por três virtudes teologais, sendo a fé, a esperança e a caridade (os três primeiros degraus). Representam respectivamente a cruz, a âncora e o cálice sagrado ou santo graal. É o caminho pelo qual esperamos poder chegar aos céus, sendo que no topo da escada encontramos a estrela flamejante com sete pontas, simbolizando “as sete principais direções em que se move lentamente toda a vida até a sua completa união divina; os sete raios ou emanações com que deus encheu o universo com a luz de sua vida, os sete espíritos ou ministros ante o trono do senhor (apocalipse – 1:4), as sete estrelas simbolizando os sete poderes misteriosos adquiridos pelo homem perfeito, o senhor da vida e morte (apocalipse 1:1¨) “.

A chave representa o conhecimento dos augustos mistérios, a fórmula alquímica que estará inacessível mesmo àqueles que adentraram a senda, mas que não submeteram suas vontades, vaidades e paixões, cuja marca é o orgulho e a prepotência. “não deis aos cães o que é sagrado, para que eles não o joguem no lixo. Não atireis pérolas aos porcos, para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem” (Mateus, 7:6).

Aproveitamos os traçados para observar que existem a catalogação de 05 (cinco) divisões características e pertinentes ao objetivo das lojas maçônicas segundo alguns estudiosos da arte, sendo: – a maçonaria filosófica e maçonaria teísta, a fraternal ou clubista, a beneficente, a conspiratória e a maçonaria política. A ARLS.’. Verdadeiros Amigos se interessa única e exclusivamente no interior de seu sagrado templo pela maçonaria filosófica e teísta, reconhecendo a importância da maçonaria política, que esteve e está presente na história de nosso país. Ressaltamos os laboriosos IIr.’. Que trabalharam em prol da inconfidência mineira, a conjuração baiana no final do século xviii, a abolição da escravatura dentre outros importantes movimentos.

Particularmente durante os nossos trabalhos maçônicos adequamos o breve tempo disponível única e exclusivamente apenas à procura da sobreposição do espírito por sobre a matéria, através do constante trabalho em nós mesmos. Em nossa vida profana adequamos algumas polegadas da nossa régua às questões políticas, onde “os ódios comuns são as bases das suas alianças” , sendo os mesmos comparados às nuvens conforme observado por Magalhães pinto quando disse – “ política é como nuvem.

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